27 agosto 2014

E foi assim que os computadores pensaram por humanos

Foi pra Bienal do Livro? Que bom. Porque eu não não fui. Se foi não me fale sobre isso, ou irá partir meu coração em cacos. Por quê? Porque minha escola foi e eu não. Simples assim.
Passeando aqui e ali pelos blogs dessa grande rede chamada internet (e sendo mais precisa foi no Palavras Incessantes), notei pessoas falando sobre a tecnologia. Os computadores, celulares, internet, entre outros. Já falei sobre tecnologia aqui e minha opinião sobre ela, mas quero ser mais precisa hoje. Minha verdadeira opinião sobre a tecnologia.
Não vou dizer que a tecnologia é ruim. Ela foi a melhor coisa que o ser humano já criou. Computadores não só facilitam nossa vida, também ajudam a nos organizar. Os celulares de hoje em dia servem para tudo, é como andar com um computador no bolso. Para quem trabalha é ótimo. A internet serve muito para trabalhos escolares e também para aprendermos sobre tudo. E pra compartilharmos conhecimento também.
Mas, como sempre, o ser humano pegou uma coisa boa e fez dela ruim. 
Não é a primeira vez que digo que um pouco de conhecimento pode ser muito perigoso. As pessoas gostam de se estragar, sempre acabam estragando algo bom. Lembra da invenção do avião? Ele foi criado com ótimas intenções, mas acabaram usando ele para guerra. O mesmo aconteceu com a tecnologia. As pessoas começaram a usar a internet cada vez mais, usar celulares cada vez mais. Aí surgiram as redes sociais: Facebook, Twitter, Whatsapp, entre vários outros. Até o blog às vezes é usado da maneira errada. Tanto que algumas pessoas começam a depender disso.
Eu não acho que isso é um problema. Você pode ser o que você quiser. Quer ser um dependente de celular? Então assim será.
As pessoas acham a internet tão gloriosa que até param definitivamente de pensar. Quando não há internet (e digo isso baseado em histórias reais que convivi) ela não consegue fazer uma pesquisa. Tem alguma dúvida sobre algo? O Google responde. Ninguém para tudo que está fazendo para pensar naquilo. Tanto que hoje em dia eu perdi muitas amizades por causa de pessoas que não tiravam a cara do celular. Que não saiam de suas pequenas sociedades que haviam criado.
Eu gosto de imaginar que uma pessoa que não sai da internet não sai porque criou sua pequena sociedade. Uma sociedade em que ela é uma pessoa popular, cheia de amigos. Todos comentam suas fotos. Uma pessoa interessante, que todo mundo gosta. Se o mundo fosse assim, você ia querer sair dele? E cada pessoa faz isso. Cada um cria seu mundinho dentro de uma rede social. Por isso muitos criticam outros de outras redes sociais. É algo como "esse mundo é meu, eu sou muito melhor que você no meu mundo". 
Mas temos que parar pra pensar: será que um computador, uma máquina, uma coisa com inteligência artificial, merece tirar toda nossa atenção?
Eu não vou negar. Há vezes que eu não tenho nada pra fazer na tela do computador, e de lá não saio. Todos fazem isso, não neguem. Em algum momento você não parou para pensar em algo, pois estava no seu celular lendo menagens. Ou jogando algum jogo que depende de você. 
Toda essa facilidade só nos destruiu. O tempo que você demorou dando um recado pra uma pessoa no computador poderia ter passado por mais tempo, com mais emoções. Um exemplo é que eu tenho um recado para passar a alguém. Essa pessoa mora um pouco longe. Eu saio de casa para poder ver essa pessoa, vejo o mundo: compro a passagem, vou de ônibus até essa pessoa, dou-lhe um abraço apertado. Eu sei que muitos não podem fazer isso, é apenas um exemplo.
A cada hora que você passa no computador, você poderia estar vivendo.
Vivendo de fato.
Se mais coisas forem criadas, não quero nem saber o vai acontecer se mais coisas forem inventadas. O ser humano vai dar um jeito de destruí-la, disso eu tenho certeza.
Até a próxima.

18 comentários:

  1. É uma ótima teoria. Passava muito tempo no pc e, de uma hora pra outra (quando meu pc começou a apresentar os primeiros problemas) fui parando, e fiquei até 2 mês sem nem olhar pro computador. Hoje em dia já voltei a usar, mas ainda assim bem menos que antigamente. Muito menos.
    Concordo com seu ponto de vista da sociedade particular online, que ridículo né! Já desfiz amizades por isso também.

    Ótimo post!
    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haviam tempos que eu ficava quatro horas na tela do computador. Hoje em dia mexo menos, já que tenho mais coisas para ocupar a mente, como ler, escrever, ir para os cursos que tenho, etc.

      Excluir
  2. Isso me fez refletir, até porque eu fico muito mais tempo na internet do que fazendo outras coisas, as vezes meu pai me olha e fala "nossa, você tá 'abitolada' de tanto ficar nisso", mas se tornou um mega vício. Apesar de que agora eu ando mexendo menos na internet por estar lendo bem mais, tendo mais responsabilidades em casa e tendo um namorado pra dar atenção -q
    Belle, cê sempre ahaza nos textos, menina! <3
    Beijoos || ✖ Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paramos de mexer no computador porque temos responsabilidades, por isso não mexo mais tanto no computador ^^ Ah, obrigada.

      Excluir
  3. Moça, eu concordo com você demais. Demais, sério. O excesso de tecnologia ás vezes me assusta. Essa dependência me assusta muito. E tudo que está sendo criado também me assusta. Quer dizer, sei lá. Tem gente que sai de casa e não para pra olhar pra o céu, pra as pessoas, pro ambiente, por que? Porque tá com os olhos grudados no celular, tablet, que seja. Enfim. Eu adoro a tecnologia, como tu disse, é a melhor coisa que o ser humano já criou. Mas tudo em excesso vira veneno. Postagem perfeita. Beijos ♥

    wakin-g.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico meio assustada com toda essa tecnologia. No começo era uma ideologia nova, ótima, vista simplesmente para o certo. Hoje em dia fico assustada com as pessoas que não tiram a cara do Whatsapp nem pra conversar. Antes as pessoas viviam, hoje em dia elas sobrevivem.

      Excluir
  4. Putz, sua escola foi na Bienal e você não? ... Lamento. Mas não vou falar nisso, como você pediu. Concordo com você. Até mesmo a blogosfera, às vezes, é usada da maneira errada, e isso é triste. Tudo bem, se querem que a vida de vocês seja assim, então assim será, a vida é de cada um e ninguém tem o direito de vir criticar isso.
    De qualquer jeito, como você disse:
    "A cada hora que você passa no computador, você poderia estar vivendo.
    Vivendo de fato."
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que falam sobre a Bienal fico muito chorosa. Quero ir na Feira do Livro em fevereiro, e essa vez eu vou mesmo.
      Cada um sempre escolherá o tipo de vida que quer, pode escolher entre ficar horas e horas no computador ou estar apreciando algo acontecendo de verdade. Não devemos criticar isso, mas é bom pensar: prefere viver ou sobreviver?

      Excluir
  5. Nossa, li seu texto e fiquei me perguntando o motivo de ficarmos tanto tempo na frente de um computador. Eu não posso responder pelas pessoas em geral, mas fazendo uma pequena pesquisa com as pessoas de meu convívio, chegamos ao consenso de que a tecnologia facilita tanto a nossa vida que nos tornamos inteiramente dependente dela. Outro fator é que em uma rede social você pode ser o cara descolado, pode ter "trocentos" amigos, mesmo que você fale apenas com dois, não importa. A realidade é a seguinte: Atrás de uma tela você pode ser quem VOCÊ QUISER, não existe barreiras socialmente impostas, tudo que é feito através de uma tela é mais fácil, desde fazer coisas para o bem quanto para o mal. Não estou dizendo que isso é o correto, até porque nada substituiu uma conversa olho no olho ou até mesmo um abraço bem apertado aqueles de "quebrar as costelas" , mas infelizmente é por esse caminho que o mundo anda, se queremos que as coisas mudem, devemos começar por nós mesmos.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem mil motivos: um é que a internet facilita. Você não precisa mais pegar um livro grande para saber alguma coisa, basta digita-la no Google e saberá do que se trata. Coisas fáceis nos fazem dependentes.
      E também tem as pessoas que se sentem descoladas. A pessoa pode não ter nada na vida, as pessoas a criticam e coisas assim. Mas aí ela acha a gloriosa internet que muda isso. Na internet você pode ser o que quiser. Pra quê sair de um lugar onde você é O TAL? Eu adorei seu comentário, sério mesmo ♥

      Excluir
  6. Ei, Belle.
    Gostei bastante de seu texto e seu ponto de vista, até concordo. Inclusive acho que em certos momentos é bom viajar para um lugar com zero tecnologia. Fiz isso uma vez e quase pirei, rsrs. Adorei o texto <3.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fui pro Rio de Janeiro ano passado eu até tentava me conectar com a tecnologia, mas não consegui. Foram poucas as vezes que mexi num computador e nem toquei em meu celular.

      Excluir
  7. Olá, então, eu entendo sua opinião e discordo que a facilidade que você se referiu nos destruiu. Acho que o que nos destrói são nossas próprias ações, não gosto de dizer "ser humano", mas nós mesmos, cada um se destrói com o que quer, a internet em si é algo bom. "Ah, Kuroh, mas nós somos seres humanos". O que eu quero dizer é que não é a INTERNET que nos destruiu, nem essa facilidade toda, nem as coisas criadas, e sim o nosso modo de usa-la. Acredito que a maioria das pessoas que criaram determinados tipos de coisas muito usadas pela humanidade não pensaria em algo ruim para aquilo, o problema do ser humano é tirar vantagens das coisas de maneira errada, o ser humano não criou maquinas que os destroem, o ser humano é uma máquina que se autodestrói, com pensamentos e emoções equivocadas. O principal defeito do ser humano pra mim é não saber lidar consigo mesmo da forma correta, e a principal dádiva é a criatividade pra criar coisas como essas. As ideias. Mas entendo sua opinião >.<

    Holocene C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo completamente a sua opinião. E concordo plenamente com ela também. O ser humano realmente se autodestrói, toda vez que novas ideologias aparecem. Sempre queremos tirar proveito de algo de uma forma de deixa-la melhor, mas nunca dá certo. Os aviões. A internet. Poderiam ter sido coisas grandes, perfeitas, e realmente são, mas o jeito como nós a usamos afeta tudo.

      Excluir
  8. O texto é bem reflexivo, me fez parar pra pensar em todos os bons momentos que perdi no computado vivendo em meu mundinho virtual no lugar de fazer algo mais produtivo. Não que ficar computador, não seja produtivo, as vezes é sim. Eu cheguei a me lembrar do tempo que perdia horas no só pra ficar no Orkut (na época era ele, rs).
    Muita gente que conheço chegou ao ponto de; Consigo conversar contigo em um bate-papo, mas não pessoalmente. E isso é horrível, a população chegando ao ponto de deixar a tecnológia domina-los. As vezes chego a pensar que nós, seres humanos temos o dom de destuir a utilidade do que era pra ser uma coisa boa.

    Um abraço, l0nely-star.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dias eu vi uma menina na minha escola conversando com outra normalmente. Mas depois ela acabou tirando o celular da mochila e começou a mexer nele, sem nem olhar pra cara da outra menina. Acabou que esta outra foi embora. Então sim: a tecnologia está nos destruindo, mais exatamente nós mesmos estamos destruindo a tecnologia pra ela nos destruir. Antigamente eu não conseguia conversar com ninguém a não ser que fosse no computador, mas de um ano pra cá eu não consigo falar no computador, prefiro mil vezes a vida real. Entendo o que você quer dizer.

      Excluir
  9. Ótimo texto. Se pudesse representar isso em um gesto estaria de pé lhe aplaudindo. Eu concordo com você, com a tecnologia deixamos de viver. Fico pensando muitas vezes no que fazia antes de ter internet e eu nem consigo me lembrar bem. Eu lembro que lia bastante e acho que isso não mudou tanto e eu não tinha quase nenhum amigo então isso mudou e eu tento passar tempo com eles. Eu sempre prefiro escrever uma carta a mão e ficar com aquela dor que sempre fico porque escrevo demais. Eu tento de toda forma não me prender a tela, mas é quase impossível, uma vez que, tudo o que eu gosto de fazer, seja ver filmes, séries, animes, ler mangás, jogar, está nele. Mas espero que as pessoas percebam o quão ruim é essa dependencia e saiam da frente das telas. Espero que ela não se contente com um emoticon de abraço no facebook ou uma mensagem no whatsapp. Acho que a internet de forma geral facilita nossas vidas, mas nós não esquecemos o livro quando inventaram a televisão e espero que não esqueçamos as pessoas com a comunicação virtual.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada ^^ Realmente, há uns tempos atrás eu não tinha um amigo sequer na vida real, enquanto na vida virtual tinha um milhão de amigos virtuais. Hoje em dia tenho alguns amigos, e não troco eles por um computador nunca. Nesse tempo eu não conseguia ficar menos de quatro horas no computador. Entendo como as pessoas se sentem dependentes, eu já passei por isso. A ponto de deixar os estudos, amigos, familiares e principalmente a vida de lado para ficar na tela do computador.

      Excluir